Informação relevante e com credibilidade

Comportamento

Trânsito

Detran RS e os emojis para alertar sobre o uso de celular

O alerta funciona mesmo.

O humor utilizado como linguagem para tratar de um assunto sério: segurança no trânsito. A campanha da Escala para o Detran RS mostra que o humor empregado de forma inteligente pode colocar foco em uma pauta preocupante. Que atire a primeira pedra quem não se identifica com o motorista do comercial. Embora aparentemente lúdica, a campanha se baseia em dados do Observatório Nacional do Trânsito, que mostram que 30% dos acidentes de trânsito envolvem o uso do celular. Não é pouca coisa. Quase um em cada três acidentes acontecem por esse motivo.  

Para advertir os motoristas sobre o perigo, a Escala criou uma campanha publicitária apoiada em uma metáfora visual forte e um bom conceito. Um motorista dirige normalmente até que emojis começam a pipocar dentro do carro. Aos poucos, as figuras engraçadinhas tomam conta do veículo, atrapalhando a visão e sufocando o motorista. De certa forma, é a sensação que todos temos diante do excesso de informação recebida todos os dias através dos smartphones. O conceito é pontual: A vida é mais urgente do que qualquer mensagem.

Além do comercial de televisão e das peças de OOH, mobiliário urbano, jornal, rádio e digital, a campanha conta com ações de impacto. Na Expointer, nesta semana, um ginete irá invadir uma pista de competição com um celular na mão, mostrando que o celular prejudica a concentração. E em diversos pontos do Estado, serão expostos carros amassados, com um balão de mensagem de aplicativo sobre eles. Já nas redes, uma ação vai mostrar os influenciadores Duda Garbi, O Boleiro e Carol Sanches “se acidentando” enquanto produzem seus conteúdos, como se um motorista imprudente estivesse dirigindo enquanto assistia aos vídeos.