Informação relevante e com credibilidade

Economia & Negócios

Saúde e sabor

Puro Azeites foca nos benefícios da oliva

O Puro Azeite é um dos mais premiados do país e os investimentos giraram em torno de mais de R$ 20 milhões.

Reconhecido como um aliado essencial da saúde, que oferece benefícios que vão desde a proteção cardiovascular até apoio à função cerebral e prevenção de doenças crônicas, o azeite de oliva contribui para uma vida mais longa e equilibrada. E a Puro Azeites, com sede em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, procura destacar ainda mais qualidade para um produto natural, obtido através da moagem das azeitonas e da subsequente extração do óleo. Para isso, enfatiza a importância da olivicultura local. A curta distância até o consumidor proporciona frescor, preserva melhor os compostos funcionalmente ativos, qualifica o sabor, valoriza os processos semi mecanizados, que são menos agressivos e mais sustentáveis.
O destaque para a produção nacional, que já ultrapassou a casa dos 500 mil litros, também fortalece a economia local e a produção familiar nacional, caso do Puro, promovendo o terroir brasileiro — especialmente os gaúchos. Nesse processo, o produtor local controla toda a cadeia, minimizando riscos de adulteração. Essa proximidade também favorece práticas de cultivo sustentáveis e ambientalmente responsáveis. Rafael Farina, sócio-diretor do Puro Azeite, que também é responsável pela área de marketing e relacionamento, explica que a menor distância entre a colheita e o consumo colabora a preservar compostos sensíveis como polifenois e vitaminas, mantendo o sabor e benefício nutricional.
Farina destaca que alguns dos diferenciais do produto nacional são a colheita manual, transporte refrigerado e prensagem rápida. “São processos que proporcionam frescor e qualidade ao nosso azeite”, destaca o empresário, lembrando que o RS é referência em azeite de oliva extra virgem do Brasil, sendo o o maior produtor nacional de oliveiras e azeites, responsável por 75% da produção nacional do produto, de acordo com Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). O Rio Grande do Sul apresenta as melhores
condições de clima e solos do país para o cultivo de oliveiras. A estimativa atual é cerca de 6.500 hectares plantados por 340 produtores em 112 municípios. Cachoeira do Sul está entre as cidades com as maiores áreas plantadas.
Cultivo que faz parte da concretização dos sonhos de um dos maiores empreendedores da América do Sul, José Eugênio Farina, um apaixonado pela boa gastronomia. Hoje gerido pelos seus netos, o Puro se mantém fiel aos princípios estabelecidos pelo seu idealizador: produzir azeites de excelência, preservando o meio ambiente. Atualmente, já são mais de 150 hectares plantados e mais de 10 variedades de azeitonas em crescimento.

Variedade produzida pela Puro

O Puro Azeite é um dos mais premiados do país e os investimentos giraram em torno de mais de R$ 20 milhões. Na propriedade, são produzidos azeites das variedades arbequina, arbosana, coratina, frantoio, galega, koroneiki, manzanilla e picual. Destaque ainda para produções exclusivas como o Azeite Mani, do Puro Azeites, já disponível em São Paulo, nas Padocas do Maní, que fazem parte do grupo de restaurantes da chef Helena Rizzo. Trata-se de um blend com variedades de Arbequina e Arbosana, suave e equilibrado.
A Puro Azeites é conhecida por produzir azeites de alta qualidade, com foco na preservação do meio ambiente e na saúde dos consumidores. Os produtos do olival enfatizam a extração a frio, garantindo uma acidez baixa (abaixo de 0,5%) e a preservação das características naturais da azeitona. Todos os produtos Puro mantêm o frescor de um azeite extra virgem, sem adição de substâncias, mantendo o frescor, aroma, sabor e benefícios para a saúde.