Informação relevante e com credibilidade

Comportamento Cultura

Música e inclusão

Espetáculo protagonizado por jovens autistas circula por cinco cidades gaúchas

Grazi e Dejeane. Foto: Ricardo Lage

A segunda edição do projeto TEAprochega na Estrada: Grupo Artístico para Jovens Autistas vai levar música e inclusão para cinco cidades gaúchas. As apresentações do Musical Protagonizado Por Pessoas Com Autismo serão realizadas nas sedes das APAEs de Montenegro, Osório, Feliz, Ivoti e Alvorada, reunindo jovens autistas e músicos profissionais em um show emocionante e totalmente acessível e gratuito. A circulação do projeto faz parte do edital PNAB Política Nacional Aldir Blanc de Fomento a cultura. Realização Ministério da Cultura e Financiamento Pró-Cultura – Sedac RS.

 O projeto social de musicoterapia para autistas da banda 50 Tons de Pretas, nasceu há sete anos com o nome Uma Sinfonia Diferente RS em sua nova fase, desde 2024, valoriza as potencialidades das pessoas com autismo, promovendo um espetáculo que une qualidade estética e inclusão. O elenco conta com crianças e jovens autistas, acompanhados por uma banda composta por oito músicos profissionais e por convidados locais.

Mais do que um show musical, TEAprochega é um espaço de sensibilização e aprendizado. Durante as apresentações, intervenções informativas sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ajudarão o público a compreender melhor o universo autista, destacando aspectos importantes como comunicação, hipersensibilidade sensorial e formas de interação.

O espetáculo será acessível para crianças autistas e não autistas, com controle de volume de som, duração ajustada e adaptação de estímulos visuais. Além disso, haverá tradutores de Libras e audiodescrição, garantindo que todos possam desfrutar da experiência ao máximo.

A trilha sonora do projeto é um capítulo à parte. As canções são autorais, algumas inéditas, compostas pela musicoterapeuta Graziela Pires, com arranjos da cantora e multi-instrumentista Dejeane Arruée. Ambas integram a banda 50 Tons de Pretas, que tem um papel essencial na construção musical e na direção artística do espetáculo. O repertório inclui músicas de edições anteriores do projeto, como O Trem do Sinfonia (2019), Felicidade (2020), Borboleta, Voa (2021), Alegria (2022), Fé (2023) e La Vida (2024), todas repletas de lirismo e ritmo envolvente.

O projeto, que já teve uma bem-sucedida primeira edição em Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo, expande agora seu alcance para novas cidades. O objetivo é tornar os jovens autistas protagonistas de um espetáculo que inspira, emociona e promove reflexão. Algumas das canções apresentadas serão registradas em estúdio, ampliando o alcance do projeto e possibilitando que mais famílias, educadores e profissionais da área tenham acesso ao repertório.

Programação

– 16/08 – Alvorada -17h – Ginásio Municipal

– 26/08 – Montenegro – 19h30 Teatro Municipal Roberto Atayde Cordona

– 28/08 – Osório – 16h – Apae de Osorio

– 27/09 – Ivoti – 15h – Núcleo de Casas Enxaimel

– 04/10 – Feliz – 15h – Centro Cultural de Feliz

Fonte: C2 Comunica