Informação relevante e com credibilidade

Bem Estar & Saúde

Março azul

Relação entre obesidade e câncer de intestino

Fachada Moinhos. Foto: Maicon Henrichsen

A relação entre obesidade e câncer de intestino é cientificamente comprovada. Segundo a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de gordura corporal aumenta o risco de pelo menos 13 tipos de cânceres, incluindo o de intestino. No mês de prevenção ao câncer de intestino, o Hospital Moinhos de Vento reforça a necessidade da manutenção do peso adequado e da adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção.

O coordenador do Núcleo de Oncologia Gastrointestinal do Hospital Moinhos de Vento, Dr. Rui Fernando Weschenfelder, destaca que a obesidade é um fator de risco bem estabelecido para o câncer. “A obesidade gera um ambiente inflamatório crônico no organismo, que altera o sistema imunológico e os hormônios naturais, predispondo o paciente a diferentes tipos da doença”, explica.

Diversos tipos de câncer estão associados ao excesso de peso, incluindo os de mama, endométrio, ovário, intestino, esôfago, pâncreas, rim, fígado, estômago, vesícula biliar, mieloma múltiplo, tireoide e próstata. Estudos indicam que a perda de 5% a 10% da massa corporal já pode reduzir significativamente os riscos. Além disso, pessoas submetidas à cirurgia bariátrica apresentam menor probabilidade de desenvolver a doença.

A obesidade também pode comprometer a resposta ao tratamento oncológico e aumentar a reincidência do câncer. Como fator de risco modificável, a perda de peso contribui para a redução das chances de desenvolvimento da enfermidade.

O controle do peso, no entanto, é um desafio. O chamado “efeito sanfona”, caracterizado pela perda e recuperação repetitiva do peso, pode impactar negativamente o metabolismo e aumentar a predisposição a doenças. Para casos específicos, a cirurgia bariátrica e medicamentos modernos podem ser alternativas viáveis, mas a prevenção deve começar com um estilo de vida saudável, baseado em alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas.

O Hospital Moinhos de Vento ressalta a importância da conscientização sobre o tema e incentiva a população a buscar orientação médica para avaliação dos riscos individuais. A prevenção continua sendo a estratégia mais eficaz para evitar o câncer de intestino e outras doenças graves.

Fonte: Critério Moinhos