Campanha é assinada por H.O.C e Zepp Filmes
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul lançou mão de um comercial com linguagem coloquial, expressões típicas e linguagem em libras para alertar a população para os perigos da dengue. Com assinatura da agência H.O.C., Zepp Filmes e direção de Fernanda Rotta, a campanha é liderada por um filme que tem como conceito a união da população contra a doença.
O conteúdo apresenta personagens realizando ações de combate ao mosquito transmissor da doença com a assinatura: “Gaúchos contra a dengue. A saúde nos une”. A campanha está sendo veiculada nas emissoras de TV e rádio, além de redes sociais.
O Rio Grande do Sul declarou situação de emergência em saúde pública devido ao avanço de casos e óbitos por dengue. O decreto 57.498 foi assinado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) dia 12 de março, quando a epidemia da doença foi constatada em 94% dos municípios.
A declaração de estado de emergência visou a prevenção, controle e atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população. Com ele, o governo estadual pode destinar recursos para combater a dengue com mais agilidade, como por exemplo dispensando trâmites para licitações. Também facilita que o governo federal destine ao estado recursos específicos para ações de combate à doença.