Informação relevante e com credibilidade

Economia & Negócios

Expoagas 2025

Palestras, negócios e lançamentos movimentam a feira

Miguel Falabella, um dos palestrantes mais aguardados.

A Expoagas 2025 que acontece até esta quinta-feira em Porto Alegre movimenta a indústria que prepara seus lançamentos com o objetivo de encantar os supermercadistas. No objetivo final, a conquista dos corações consumidores. Entremeando as rodadas de negócios, palestras que estimulam a criatividade e novas abordagens.

Uma das mais esperadas foi a do ator e diretor Miguel Falabella. Com o tema “Onde está a felicidade?” Falabella abordou criatividade, desenvolvimento humano e realização pessoal. Ao longo de mais de uma hora, ele compartilhou experiências de sua trajetória artística e apresentou dez atitudes que, de acordo com ele, ajudam a trilhar o caminho da realização pessoal: desenvolver um olhar poético sobre a vida, exercitar a comunicabilidade, ter disciplina, cultivar a adaptabilidade, ser prático, programar a própria vida, ser original, praticar o pertencimento, ser persistente e exercitar a generosidade. Cada uma das atitudes foi ilustrada com episódios de sua carreira, incluindo o rompimento com a Rede Globo em 2020, ano em que completou quatro décadas de trabalho na televisão. Nesse período, contou que foi necessário se reinventar e criar novos roteiros para a própria vida.

Modelos de negócios

“O que trouxemos do mundo na bagagem” foi um dos painéis concorridos da Expoagas. Participaram do encontro o ex-diretor-presidente/CEO do Atacadão S/A, Roberto Mussnich; o cofundador e CEO do Grupo Koch, José Evaldo Koch; o presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni; e o estrategista global de Varejo e vice-presidente da Academia Brasileira de Turismo, Romano Pansera. O painel foi mediado por Romano Pansera, que questionou os participantes sobre as novidades internacionais e as melhores práticas voltadas ao setor supermercadista, além de recomendações aos empresários para a melhor gestão da companhia. Roberto Mussnich afirmou que o hard discount (modelo de negócio focado em oferecer produtos básicos do dia-a-dia a preços muito baixos) é o que há de mais disruptivo no mundo. “Um exemplo de hard discount, envolve um núcleo de lojas pequenas, que se desenvolveram nos últimos 12 ou 15 anos, com tamanhos entre  200m2 e 500m2, com oferta de não mais do que 500 itens, compostas por cinco funcionários, com margem de 14% a 15% e lucro de 5%”, destacou. Mussnich também salientou que o Self Checkout (autoatendimento) “é um movimento que veio para ficar, com uma média de 10% nas lojas, sendo que há redes que têm cerca de 35%”, relatou. O executivo finalizou sua participação no painel com uma sugestão aos gestores: “O bom líder é aquele que os liderados olham e dizem eu quero ser como ele. Ser líder é apenas mostrar, caminhar com seus colaboradores” 

O presidente do Grupo Passarela, Alexandre Simioni, trouxe aos participantes do evento que “a questão cultural no Brasil ainda é uma barreira que precisa ser vencida. Estivemos na China e por lá o que nos chamou a atenção foi a questão logística. Este é um grande diferencial, pois toda a cadeia está ajustada para este modelo de negócios. Lá, por exemplo, os perecíveis já vem com o peso líquido, entre outros diferenciais, que otimizam e facilitam todo o processo para os consumidores e geram, consequentemente, menos custo”. O cofundador e CEO do Grupo Koch, José Evaldo Koch, destacou que “o modelo de negócios do futuro é o que está no DNA da família. Aquilo que você opera, deve operar muito bem”. Em relação às melhores práticas, Koch afirmou que “as lojas precisam ser ‘mais leves’ para operar, com menos pessoas e menor custo operacional. Caixas com self checkout e padaria e açougue com autoatendimento são um exemplo. Nossa empresa está indo ao encontro dessas práticas”.

Lançamentos

Queridinho do momento em receitas de doces e salgados, o Pistache entrou também na linha de produção da indústria de alimentos naturais DaColônia, de Santo Antônio da Patrulha (RS). O Pistache entrou no leque de Bites DaColônia Pé de Moça Mini.

O tradicional doce de amendoim com caramelo e sem glútem foi lançado na versão Bites Mini no início de 2025, com duas versões: cobertura de Chocolate Meio Amargo ou Chocolate Branco. Agora, chega uma terceira opção: com Pistache e cobertura de Chocolate Branco em embalagem de 90g.

A marca DaColônia que exporta para mais de 20 países e produz mais de 250 produtos também trouxe para a feira gaúcha a linha DacoPRO Protein Bar, produzida à base de pasta de castanha-de-caju, livre de lactose, glúten, corantes e aromatizantes. Fonte de fibras, as barrinhas não recebem adição de açúcares, sendo adoçadas com tâmara. A linha também foi lançada no início de 2025, nos sabores Chocolate Branco & Morango e Coco & Castanha-de-Caju, com 12g e 13g de proteína respectivamente. Agora, é apresentada a versão Pistache, com 11g de proteína, sendo um snack ideal para o café da manhã, pré ou pós-treino.

Líder absoluto na preferência dos gaúchos com mais de 50% do mercado, o energético Baly Energy Drink é encontrado em 100% das cidades do RS. Em agradecimento, a marca lançou na Expoagas uma embalagem temática Farroupilha. O energético fechou o primeiro semestre de 2025 com 50,4% de share volume no estado (Painel Scanntech).

Olhando-se apenas para a versão embalagem PET, detém 76,6% do mercado regional. Com uma gestão arrojada, inovadora e totalmente focada no cliente, a Baly Brasil consolidou-se como referência no mercado de bebidas. Segundo a Scanntech, o Baly Energy Drink é a maior marca brasileira de energéticos e também lidera o segmento de energéticos saborizados no Brasil, com 80% de participação em share volume. O portfólio reúne 29 sabores — seis deles sem açúcar — todos sem álcool e enriquecidos com vitaminas B3, B5, B6 e B12.