Encouraçado Butikin promove vernissage com obras de Vitório Gheno

Esta terça-feira promete ser marcante para o Encouraçado Butikin. A partir das 18h30, a casa retoma sua vocação artística com uma mostra especial dedicada ao legado do artista plástico e designer de interiores Vitório Gheno, que está prestes a completar 102 anos. Gheno é um dos grandes nomes das artes visuais no Rio Grande do Sul, tendo marcado gerações com seu traço elegante e expressivo.
A exposição reúne telas originais do artista, muitas das quais ilustraram ao longo dos anos as colunas do icônico colunista social Paulo Gasparotto, tanto na Zero Hora quanto no Correio do Povo, que será anfitrião do evento. Haverá algumas peças de outros pintores e escultores que também estarão disponíveis para venda.
A escolha do local do evento não é por acaso: o Encouraçado Butikin tem raízes profundamente entrelaçadas com a arte gaúcha. O espaço surgiu em uma galeria de arte instalada pela decoradora Emília Schneider naquele porão, depois passado para Rui Sommer que fundou o Butikin. Gheno, que também é designer de interiores, fez os primeiros retoques na casa, que teve projeto arquitetônico assinado por Milton Mattos, que por sua vez, convidou o mestre Xico Stockinger para criar a icônica placa do local – uma obra única do escultor.
Dando continuidade a esse espírito de valorização cultural, Sofia Refinetti Teixeira, atual dirigente do Encouraçado Butikin, pretende retomar a tradição do espaço como palco de manifestações artísticas e literárias, com exposições, lançamentos de livros e outras atividades culturais. A mostra é um convite ao reencontro com a arte de Vitório Gheno, que transita com sensibilidade entre o clássico e o moderno, entre o traço e a crônica visual da sociedade gaúcha.
Serviço:
Vernissage – Homenagem ao artista Gheno
Local: Encouraçado Butikin
Data: 29 de julho (terça-feira), a partir das 18h30
Entrada franca.
Fonte: LS Consultoria