Informação relevante e com credibilidade

Inovações Sustentabilidade

Gov Expo Summit apresenta ações para a gestão pública e lança  Instituto 

Inovação, drenagem urbana e mobilidade foram destaques nos painéis e debates

Painéis reuniram especialistas para debaterem temas atuais de interesse da sociedade. Foto: Agência Preview

A primeira edição do GOV EXPO SUMMIT finalizou  propondo discussões a respeito da administração pública a partir da troca de experiências e compartilhamento de conhecimento e soluções. Em dois dias de encontro, gestores e agentes públicos pensaram e debateram temas atuais para as gestões das cidades e estados, e foram apresentados ao novo Instituto GLOBAL GOV,  instituição realizadora do encontro.

Temas como inovação, drenagem e mobilidade urbana e comunicação e informação, saúde e educação, finanças e previdência foram destaques entre os participantes. 

Na abertura, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, falou da vocação para a inovação do Estado. “É a partir da inovação, de novas soluções para velhos problemas, que o nosso sistema econômico se desenvolve. Queremos oferecer às pessoas ações melhores, mais eficientes, atrativas e resolutivas. Um estado que tem 18 parques tecnológicos, dois deles entre os melhores do Brasil, a melhor universidade federal pública e a melhor privada”, pontuou. A inovação e a comunicação foram temas abordados pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. “A informação transparente nos ajudou muito a combater as ‘fake news’ durante a pandemia e no período das enchentes. A comunicação direta com o cidadão numa hora de crise, de calamidade, gera confiança. Não há nada mais desafiador, mas também nada mais enriquecedor, do que estar perto das pessoas, da população a quem a gente serve e conseguir estabelecer essa relação de confiança”, afirmou.

A relação entre mobilidade urbana, crise climática, saneamento básico, saúde e educação também foi outro ponto salientado pelos especialistas. Sergio Avelleda, ex-secretário de Mobilidade Urbana e Transporte da cidade de São Paulo, resumiu a importância dos assuntos e de um evento como o realizado em Porto Alegre, neste ano histórico para o RS, para debatê-los “Cerca de 87% da população brasileira vive em cidades. Estamos a menos de um mês do começo de um novo período de administrações municipais. A crise climática e a falta de saneamento básico são temas pelos quais os próximos prefeitos e prefeitas serão altamente demandados a enfrentar situações emergenciais. E isso só se faz com ciência, com dados, com conhecimento e com compromisso. Aqui está sendo disseminado conhecimento, para permitir planejamento. E eu tenho certeza de que o resultado disso vai ser uma melhoria da qualidade da gestão pública”, avaliou. 

O Instituto GLOBAL GOV

Realizador do evento , o Instituto GLOBAL GOV tem por objetivo, para além de ideologias e partidos políticos, congregar experiências técnicas para auxiliar na formatação de políticas públicas eficazes visando a melhor eficiência da administração pública nacional. Os fundadores do Instituto pretendem reunir pessoas com expertise para formatar produtos e serviços que caibam na estrutura financeira de pequenos municípios, sobretudo. O nome GLOBAL GOV refere-se à busca de experiências globais, reunindo visões locais de diferentes lugares, pois, de acordo com um dos integrantes do Instituto, Nelson Marchezan Júnior, ex-prefeito de Porto Alegre, nada mais global do que uma visão local. “Uma das grandes limitações da sociedade hoje é a implementação de políticas públicas. Por isso estamos aqui, com esse espírito congregador que é próprio do Instituto. Queremos congregar entidades e empresas e trocar experiências com os gestores que estão deixando as prefeituras, com os que permanecerão nos cargos e os que estão chegando em janeiro. E também darmos um sinal aos governos estaduais e ao governo federal de que nós estamos aqui para apresentar um trabalho e colaborar com o que será realizado”, resumiu. A intenção do GLOBAL GOV é realizar o GOV EXPO SUMMIT em outras cidades do RS e do Brasil, para que mais experiências e conteúdos de excelência sejam compartilhados com os gestores públicos de todo o país.

Fonte: Dixon Comunicação