Sílvia Brum e a exposição Persona
A percepção das obras é marcada pela lentidão do tempo e do olhar investigativo que percorre a imagem para que ousemos desvelar o segredo das pinturas a óleo de Sílvia Brum. Na exposição Persona, as pinturas são criadas com detalhamentos, incluindo luz, sombra e texturas – tão convincentes que parecem reais, assemelhando-se a fotografias.
Na exposição, Sílvia traz o hiper-realismo e faz questionar sobre a potência da imagem. Segundo Ana Zavadil,curadora, as obras são elaboradas para representar mulheres de distintas regiões do mundo, com o intuito de enaltecê-las, dando-lhes poder e dignidade. “As personas de Sílvia Brum são ilusionistas, visto que o real se mistura ao imaginário, trazendo o espaço-tempo da obra para o espaço-tempo do observador, em que os limites entre o real e o ficcional falam de ausência e de presença na construção de sentido da obra”, explica a curadora.
A potencialidade da imagem criada resulta em uma pintura de muita qualidade visual e técnica, uma vez que um pincel muito pequeno é usado até gastar as cerdas sobre a pasta de modelar, essencial para as texturas. São camadas construídas lentamente que exibem rostos perfeitos quebrados, rachaduras que exibem lacunas e alegorias escolhidas para representar o mundo de onde saem essas mulheres-personagens. “A exposição traz pinturas que abordam aspectos emocionais e sociais do universo feminino, em que os olhos, ponto importante da pintura e onde há uma dedicação extrema de riqueza e detalhes, olha-nos de volta. Os rostos que pinto são criados por mim, mas representam a realidade de muitas mulheres”, afirma Sílvia.
Serviço:
Exposição: Personas
Data: De 18 de dezembro a 13 de fevereiro de 2025
Horário: Das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Local: Museu de Arte do Paço – MAPA.
Fonte: LS Consultoria